Notícias

Informativo nº50 Dezembro/2023

Publicado em: 28/12/2023

Encerramos mais um ano de atividade e antes de tudo, agradecemos ao apoio de todos os que fortalecem e acreditam no propósito do nosso trabalho. O ano de 2023 se encerra bastante agitado e dando indicações de que a BR-319 será protagonista das pautas no Amazonas no próximo ano. Isso por que durante a reunião do GT BR-319 realizada em Manaus, foram anunciadas diversas novidades, inclusive sobre a licença de instalação, o próximo passo que, este sim, pode possibilitar o início da repavimentação do trecho do meio da rodovia. Mas, não só isso, deputados federais do Amazonas e de Rondônia criaram um projeto de lei com a intenção de acelerar as obras, mas, na verdade, a medida pode levar o processo a mais judicializações. Abordamos o assunto na seção Diálogos da BR-319

Na seção Ciência, um artigo do Climate Policy Initiative (CPI) afiliada à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em parceria com o projeto Amazônia 2030, traz indicações importantes de medidas que podem ser adotadas para mitigar o impacto socioambiental da repavimentação da rodovia. 

No Interior em Foco, o Regatão do Bem chega a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Igapó-Açu. Dona Mocinha, liderança histórica do território, recebeu as doações que foram distribuídas a comunidade. A seca ainda não acabou e nossos irmãos do interior ainda precisam de apoio. 

O Destaque do Mês traz um balanço das atividades do Observatório BR-319 ao longo do ano. É uma singela prestação de contas que fazemos à nossa audiência pela atenção que nos foi dada durante o período. Tudo o que fazemos neste informativo é em função e para os nossos leitores e leitoras. No Minuto BR temos algumas novidades de Tapauá, com a criação da primeira associação de mulheres indígenas do município, além de um boletim criado pela Coiab para informar sobre a crise climática nos territórios. 

Nesta edição também temos os monitoramentos de focos de calor e desmatamento, com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). As informações estão neste informativo e também na biblioteca do nosso site, com infográficos e análises na área de monitoramentos. Um forte abraço em todos e todas! Feliz 2024! 

Gostou? Compartilhe!

Veja também