Notícias

Informativo nº53 Março/2024

Publicado em: 05/04/2024

Neste mês lançamos mais uma nota técnica com informações importantes sobre a BR-319, desta vez com foco na transparência de contratos. O estudo foi produzido pela Transparência Internacional – Brasil e avalia com base em uma metodologia específica para infraestrutura o acesso a informações em portais do governo sobre contratos e até consultas à população impactada pela obra. A publicação está disponível na biblioteca do nosso site

Além disso, na seção Interior em Foco, falamos sobre o início da safra da castanha-da-amazônia no sul do Amazonas. A castanha é um dos produtos da sociobiodiversidade mais importantes da Amazônia e o projeto Raízes do Purus mostra na matéria que é possível realizar um comércio justo e inclusivo na região. Saiba detalhes lendo o texto. 

Na seção Ciência, reproduzimos uma entrevista do pesquisador Philip Fearnside em alusão ao Dia Internacional das Florestas, celebrado em 21 de março. Philip, que estuda mudanças climáticas e acompanha os impactos da BR-319 na Amazônia desde 1970, alerta que o desmatamento está comprometendo serviços ambientais essenciais para a manutenção do bem-estar da população. Vale a pena a reflexão sobre a responsabilidade que a sociedade tem nas decisões a respeito da rodovia. 

Já na seção Diálogos da BR-319, trazemos informações sobre esclarecimentos prestados pelo Dnit e pelo Ibama à Assembleia Legislativa do Amazonas a respeito das obras na BR-319. No final do texto, deixamos o link com a cessão de tempo completa disponível no Youtube e recomendamos fortemente que os nossos leitores assistam na íntegra. Na ocasião, o superintendente regional do Dnit-AM fez atualizações sobre o andamento de ações na rodovia, como manutenções, contratos e a reconstrução das pontes que desabaram em Careiro. 

Por fim, temos os monitoramentos de desmatamento e focos de calor, que apontam registros que merecem a nossa atenção por serem atípicos para esta época do ano. Na seção Minuto BR trazemos informações sobre o conflito na ocupação Marielle Franco, em Lábrea, um reflexo da falta de políticas públicas de regularização fundiária no sul do Amazonas. 

Boa leitura! 

Gostou? Compartilhe!

Veja também