Notícias

Dengue e Oropuche colocam saúde no Amazonas em alerta; vacinação e prevenção são as maiores armas da população contra as doenças

Publicado em: 29/02/2024

A vacina contra a dengue já está disponível em Manaus. Foto: João Viana/Semcom Manaus

Duas arboviroses têm preocupado o Amazonas neste começo de 2024: a dengue e a febre Oropouche. As doenças são causadas pela picada de mosquitos e têm sintomas parecidos, como febre alta e dores nas articulações, atrás dos olhos e de cabeça. Para a dengue, já existe vacina, a Qdenga, que está disponível no Amazonas para crianças de 10 e 11 anos, em esquema vacinal de duas doses, em Manaus, Autazes, Careiro da Várzea, Manaquiri e Presidente Figueiredo. 

O Oropuche não tem vacina, apenas tratamento, que deve ser prescrito por um médico após exame que descarte a dengue. Normalmente, a doença é tratada com hidratação, analgésicos e antitérmicos. Até o momento, não se tem notícias sobre qualquer forma grave da doença ou morte causada por esta condição, mas Manaus registrou a morte de um adolescente infectado por covid-19 e Oropouche. 

O vírus Oropouche (OROV) pertence ao gênero Orthobunyavirus e é transmitido pelo mosquito Culicoides paraensis, popularmente conhecido como maruim, meruim, borrachudo e mosquito pólvora. O arbovírus é a segunda doença febril mais frequente no Brasil, ficando atrás apenas da dengue, no entanto, é mais comum na Amazônia e em áreas de floresta ou próximas a estas. Em caso de suspeita de dengue, deve-se evitar medicamentos com ácido salicílico devido ao risco de hemorragia. 

O vírus do dengue pertence à família dos flavivírus e tem quatro sorotipos conhecidos (1, 2, 3 e 4) e é transmitido pelo famoso mosquito Aedes aegypti, extremamente adaptado à vida urbana ele é acusa de uma epidemia que afeta atualmente o Brasil. 

O combate a qualquer doença causada por picada de mosquitos envolve o comprometimento das autoridades em saúde, com campanhas de conscientização e a oferta ampla de vacinas, testagem e atendimento médico; e da população, com a adesão à vacinação e a eliminação dos criadouros dos mosquitos em casa evitando água parada ao livre, e mantendo caixas d’água e cisternas fechadas, além de permitir as vistorias dos agentes de saúde. 

Leia mais: 

Você sabe o que são arboviroses? O Ministério da Saúde explica.

Amazonas recebe 78.760 doses de vacina contra a dengue do Ministério da Saúde

SES alerta população sobre o uso de medicamentos contraindicados em casos de suspeita de dengue

Gostou? Compartilhe!

Veja também