Notícias

Informativo nº52 Fevereiro/2024

Publicado em: 29/02/2024

Nesta edição, entregamos a terceira Retrospectiva de Desmatamento e Focos de Calor da Área de Influência da BR-319. A publicação começou com o ano de 2021 e segue até aqui, com a compilação e análise dos dados de 2023. É uma satisfação imensa podermos entregar um material completo com informações e análises sobre os dois estados, 13 municípios, 42 Unidades de Conservação e 69 Terras Indígenas abrangidos pela rodovia. Esta publicação é importante, porque apresenta um recorte da área e pode nortear a criação de projetos e até políticas públicas sobre a BR-319. Esperamos que gostem. 

Além disso, o Interior em Foco fala de uma iniciativa inédita, que é o mapeamento de demandas socioambientais de municípios do sul do Amazonas, o que inclui municípios da BR-319. Ela tem o mesmo objetivo que a retrospectiva, que é fortalecer a criação de políticas públicas para a região, mas o diferencial é que o conteúdo foi definido por pessoas que moram nos municípios e territórios. A publicação foi entregue ao governo federal e apresentada pelas pessoas que colaboraram diretamente para a sua produção. 

Na seção Ciência falamos sobre a dengue e a febre Oropuche, que têm preocupado autoridades em saúde e a população do Amazonas. As doenças são arboviroses que tiveram a incidência aumentada, provavelmente, pela mudança do clima. É importante que estejamos ainda mais preparados para enfrentá-las, e isso inclui a adesão à vacinação, que já está disponível em municípios do estado e na capital. 

A seção Diálogos da BR-319 traz atualizações sobre o cumprimento da licença prévia do trecho do meio e as obras do lote C. Nós gostaríamos de apresentar informações sobre o relatório do GT BR-319, do Ministério dos Transportes, mas, até o fechamento desta edição, a divulgação ainda não tinha acontecido. A previsão, segundo a imprensa, é isso acontecesse no dia 22 de fevereiro, mas não foi o que se viu. 

Por fim, como sempre, não deixe ver a seção de monitoramentos de desmatamento e focos de calor, e o Minuto BR. 

Boa leitura!

Gostou? Compartilhe!

Veja também