Notícias

Evento marca criação da Rede da Primeira Infância de Careiro 

Publicado em: 31/07/2023

Foto: Samara Souza/Casa do Rio

Durante os dias 30 de junho e 01 de julho, o Careiro sediou o 1º Encontro de Formação Pedagogia da Floresta, que reuniu mais de 300 professores da educação infantil do município para formação em reflexões e práticas pedagógicas que valorizam a conexão socioambiental. O evento contou com palestras, oficinas e atividades, e marcou a criação da Rede da Primeira Infância de Careiro, que tem como finalidade buscar melhorias para serviços prestados a crianças de 0 a 6 anos e suas famílias. 

A diretora executiva da Casa do Rio e coordenadora da rede, Mônica Pilz Borba enfatizou que uma das finalidades da rede é sensibilizar famílias, gestores públicos, educadores e lideranças em relação aos cuidados da primeira infância e diz quais os próximos passos desta rede de apoio. “Queremos potencializar o trabalho intersetorial no que tange à educação, saúde e assistência social. Nós estamos fazendo um diagnóstico das crianças do município e, no segundo semestre, vamos fazer um encontro para apresentar esses resultados para que todos tenham consciência e noção da situação das crianças de Careiro”, destacou Mônica. 

No lançamento do projeto, a rede já conta com a participação de 11 escolas, mas a ideia é abranger outras unidades escolares nos próximos anos e ofertar materiais educativos e apoio à melhoria à educação. O projeto é uma iniciativa da Casa do Rio, organização membro do Observatório BR-319, e da Secretaria Municipal de Educação do Careiro. 

Mesa de participantes do evento. Foto: Samara Souza/Casa do Rio

A segundo a secretária de educação de Careiro, Mara Alves, 300 professores atendem 2 mil crianças na sede do município e área rural. “Quando se fala na educação, nós temos que investir no profissional, trazer a qualidade de ensino para os nossos alunos do dia a dia”, enfatizou a secretária Mara Alves, destacando a importância da educação continuada. 

Nara Almeida, coordenadora pedagógica na creche Deusa Maria, ressaltou que a formação da imersão da criança e natureza no contexto educacional vem auxiliar práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas na primeira infância. “A imersão da criança e natureza é de suma importância para nós aqui no município, pois estamos rodeados de florestas, e não nos atentamos às vezes para trabalhar com esses alunos a riqueza que são os elementos da natureza. Estamos muito gratos”, disse Nara Almeida. 

“Para mim, enquanto educadora do município de Careiro, receber informações que agregam conhecimento e ser um agente multiplicador é de extrema alegria e, tenho certeza, para as nossas crianças também”, ressaltou Thaís Raquel, professora da primeira infância no município. 

Texto gentilmente escrito e cedido pela coordenação de comunicação da Casa do Rio. 

Gostou? Compartilhe!

Veja também