Notícias

Caarim: 17 Anos de lutas e vitórias 

Organização do rio Manicoré celebrou aniversário de criação com festejos e reflexões sobre a continuidade da luta pela proteção territorial

Publicado em: 30/06/2023

Caarim comemora aniversário com grande festa. Foto: Denison Ferreira/Greenpeace Brasil

A Central das Associações Agroextrativistas do Rio Manicoré (Caarim) completou 17 anos de fundação neste mês de junho de 2023. Uma grande festa, realizada no dia 3, na Comunidade Mocambo, reuniu, aproximadamente, 150 pessoas entre moradores do território e convidados. O evento contou com um culto ecumênico, música, dança, esporte, premiações, feira, gastronomia e discussões sobre as conquistas e desafios do Território de Uso Comum (TUC) do Rio Manicoré. 

“A Caarim é uma associação que defende o rio Manicoré, que é por direito do povo do rio Manicoré!”, disse a presidente da organização, Maria Cleia Delgado. “Por isso, é preciso que todas as comunidades se engajem na associação para que ela alcance sustentabilidade. E é isso, que a gente espera de cada um, de cada comunidade, de cada parceiro, do povo do território, porque hoje o rio Manicoré é um território, chamado TUC Rio Manicoré”, destacou Cleia. 

Hoje, a Caarim representa 16 comunidades do TUC do Rio Manicoré e 322 famílias que vivem do extrativismo, da coleta e da pesca sustentável. A área é uma das mais pressionadas no município de Manicoré pelo desmatamento, queimadas, invasões de terras e atividades ilegais. Em 2022, com o apoio de organizações da sociedade civil, a associação conquistou a Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) do Rio Manicoré

“Vale ressaltar, que a CDRU foi uma grande vitória para a proteção das comunidades que vivem ao longo do rio Manicoré, pois a concessão é um mecanismo de proteção territorial, que visa o fortalecimento e a garantia da proteção das famílias e do território na região”, disse a secretária da Caarim, Marilurdes Correia da Silva. “A luta foi grande, foi difícil”, acrescentou. “Graças a Deus por isso que a gente conseguiu! Hoje, podemos dizer que o nosso povo está protegido de alguma foram, né”, completou. 

O aniversário da Caarim contou com o apoio de diversos parceiros e do poder público, entre eles o Greenpeace Brasil, organização membro do Observatório BR-319, e o Coletivo Jovens Comunicadores do Sul do Amazonas (Jocsam). 


Texto produzido em parceria com o Coletivo Jovens Comunicadores do Sul do Amazonas (Jocsam) e imagens gentilmente cedidas pelo Greenpeace Brasil. 

Gostou? Compartilhe!

Veja também