Notícias

Um anjo em Realidade

Publicado em: 27/05/2021

Maria do Socorro Bernardo da Silva / Arquivo

Desde muito jovem, ainda em sua cidade natal, Exu, Pernambuco, Maria do Socorro Bernardo da Silva tinha a convicção de que sua missão em vida passava pela servidão e cuidado aos menos favorecidos. Há três anos, ela chegou em Realidade, no município de Humaitá/AM, onde coordena o Projeto Missionário do Distrito de Realidade e tem contribuído para levar aconchego e acolhimento à população local.

Incentivada pelo pai, aos 20 anos de idade ingressou no Instituto Religioso Irmãs Medianeiras da Paz, onde se consagrou à missão. Lá, decidiu cursar a faculdade de Psicologia, em Recife. “Minha busca sempre esteve voltada à área do conhecimento da formação humana”, garantiu Irmã Socorro.

Em 2017, ela foi enviada ao Amazonas, para evangelização e catequese. Apesar dos desafios locais a serem enfrentados em Realidade, a religiosa não desanimou. Localizado às margens da BR-319, o distrito fica a 100 km da sede de Humaitá. Com mais de cinco mil habitantes, o território sofre com falta de saneamento básico, educação de qualidade, sistema de saúde precário e queda constante de energia elétrica, além de aumento da violência, queimadas e desmatamento.

“Aqui carecemos das necessidades básicas para o bem-estar do ser humano”, lamenta a missionária. Para contribuir na melhoria da qualidade de vida local, ela e mais duas missionárias trabalham juntas na Pastoral da Criança, coordenada pela Irmã Maria Edileuza de Lima e na Pastoral da Juventude, liderada pela Irmã Laisy Steffany Vieira Silva. Elas assistem diretamente a cerca de 35 famílias e 40 crianças de 0 a 6 anos de idade.

Para alguns moradores de Realidade, o trabalho das religiosas contribui para a renovação constante de energia para encarar as adversidades da vida. “Com elas, a gente se sente mais fortes para superar os problemas. A Irmã Socorro sempre tem uma palavra de carinho para todos que vão até ela”, afirmou Luciene Alves da Silva, moradora de Realidade desde 2012, que contribui para a Pastoral da Criança.

Maria do Socorro Bernardo da Silva / Arquivo

“A Irmã Socorro é um ser humano maravilhoso, que faz esse trabalho no distrito de Realidade com muita entrega. Para além de ser uma missionária, que ampara e acolhe, ela é Psicóloga, o que representa um suporte muito importante localmente, sobretudo para as mulheres e crianças”, afirmou Dionéia Ferreira, articuladora da Rede Transdisciplinar da Amazônia (RETA) e pesquisadora local do Ces/FGV, que acompanha o trabalho desenvolvido pela irmã desde 2018.

Apesar dos problemas a serem enfrentados, Realidade oportuniza à missionária o desenvolvimento de ações em sua área de formação, como Psicóloga, e lhe impulsiona para a realização do sonho de se especializar em Psiquiatria. “Continuarei me dedicando aos carentes de vida e de instrução”, finalizou Irmã Socorro, com sorriso largo e fala mansa dos que nasceram para contribuir na construção de um mundo mais justo, humano e igualitário.

Edição 12 – Setembro 2020 – Interior em foco

Gostou? Compartilhe!

Veja também