Notícias

Regatão do Bem leva solidariedade a municípios afetados pela seca 

Publicado em: 31/10/2023

Barco carregado com doações para comunidades ribeirinhas do Amazonas. Foto: Bruno Kelly/Greenpeace Brasil

A pior seca da história do Amazonas colocou os 62 municípios do estado em situação de emergência devido à dificuldade de acesso, à insegurança alimentar da população e às consequências causadas na fauna e flora. Segundo a Defesa Civil do Amazonas, a situação atinge diretamente mais de 600 mil pessoas. Devido a este cenário, o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) retomou a campanha Regatão do Bem, em parceria com o projeto Asas da Esperança, do Greenpeace Brasil, para levar solidariedade a comunidades afetadas pela vazante histórica. 

Por meio da doação captada junto à Fundação Banco do Brasil, de recursos voltados à ajuda humanitária, será possível atender, nesta etapa inicial, territórios em Lábrea, Tapauá, Carauari e Manicoré. Entregas já foram realizadas em Tefé e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, onde 1.161 famílias, um número de 4.644 pessoas, foram contempladas. No dia 26, 400 cestas foram direcionadas para Manicoré, município dentro da área de influência direta da BR-319. O montante é equivalente a sete toneladas de alimentos. O Idesam monitora, em parceria com as organizações sociais comunitárias, a situação dessas comunidades no interior. 

“O Idesam, enquanto organização da sociedade civil, se coloca à serviço para mobilizar ajuda para as populações tradicionais da Amazônia, esses que são os verdadeiros guardiões da Floresta. Afirmamos o nosso compromisso com a transparência e a gestão eficaz de recursos como um ponto focal de doações, tanto de entidades privadas, quanto de outras organizações e da sociedade em geral, ao fazermos a arrecadação e articular a entrega para quem mais precisa – essa ação seguirá enquanto for necessário, já que temos uma previsão de recuperação dos impactos causados, a longo prazo”, afirma a diretora executiva do Idesam, Paola Bleicker. Ela ressalta que todo o recurso mobilizado é convertido em doação 

A expectativa é que o Regatão do Bem beneficie mais de 17 mil pessoas no Amazonas com a entrega de até 80 toneladas de alimentos e ajuda emergencial. 

As doações para a campanha continuam sendo arrecadadas por meio do PIX 07.339.438/0001-48. As informações serão atualizadas no site do Idesam, cujos recursos são auditados anualmente. Para mais informações, enviar mensagem para [email protected] ou ligar para (92) 3347-7350. Ao apoiar esta causa, você se une em uma corrente do bem, pela Amazônia e suas populações.


Texto com informações do Idesam. 

Gostou? Compartilhe!

Veja também