Notícias

De vampiros eles não têm nada: Quem são os morcegos da BR-319? 

Publicado em: 03/04/2023

Morcego da espécie Carollia perspicillata, que se alimenta de frutos. Foto: Brock & Shelly Fenton

Por ¹Daniela Bôlla e ²Sergio Santorelli Junior  

Em silêncio e na escuridão, voando alto sobre as nossas cabeças enquanto dormimos. Seriam os morcegos os animais terrestres com os quais menos temos contato?  

Os morcegos, assim como cães, botos e você que está lendo esse texto, são mamíferos. Mamíferos são aqueles animais que dependem do leite de suas mães quando nascem, até conseguirem se alimentar sozinhos e se tornarem independentes. Mas uma coisa separa os morcegos do resto dos mamíferos, incluindo você: a habilidade de voar!  

No Brasil, temos 182 espécies diferentes de morcegos que comem uma variedade imensa de alimentos. Já no trecho da BR-319, entre Manaus e Humaitá, os pesquisadores que estudaram esses animais, identificaram pelo menos 31 espécies, e a maioria delas são bem diferentes dos vampiros, pois não gostam de se alimentar de sangue. 

As espécies de morcego identificadas na BR-319, preferem comer carapanãs, piuns, mariposas e outros insetos que nos incomodam muito durante a cheia e seca. Sem a existência dos morcegos, esse incomodo poderia ser ainda maior. Outros morcegos preferem coisas mais suculentas e doces, como as frutas. Jambo, buriti e banana são um banquete para algumas espécies que ocorrem ao longo da rodovia. Ahhh, ainda têm aquelas espécies que preferem se alimentam apenas com da parte mais doce da floresta: o néctar. 

Com esses diferentes hábitos alimentares, é evidente a importância dessas espécies para o ambiente: elas podem controlar as populações de alguns insetos, dispersar as sementes depois de comer os frutos e, ainda, polinizar as flores que elas utilizaram para se alimentar do néctar. 

Depois dessas informações, imagine como seria uma floresta se eliminássemos todos os morcegos que vivem lá?  

Mas a vida dessas espécies não se resume apenas em comer! 

De uma maneira muito curiosa, e de um jeito único, os morcegos se reproduzem, abrigam e criam seus filhotes. 

Em breve, todas essas informações e muitas outras curiosidades sobre esses animais que vivem em silêncio e na escuridão da BR-319 estarão disponíveis, e você vai poder conferir no livro que será lançado em duas línguas: indígena e portuguesa. No livro, serão apresentadas as características biológicas de cada espécie e sua importância para o ambiente, além de várias fotos para você conhecer mais sobre esses seres incríveis, e não-vampiros. 

¹Bióloga e mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) 
²Biólogo e pesquisador vinculado a Universidade Federal do Amazonas – Humaitá/AM através do Programa de fixação de Recursos Humanos no Interior do Estado (FAPEAM – PROFIX Edital 009/2021) 

Gostou? Compartilhe!

Veja também