Notícias

Informativo nº42 Abril/2023

Publicado em: 28/04/2023

Este é o Abril Indígena mais importante dos últimos tempos! Pela primeira vez na história do Brasil, os povos originários puderam comemorar, oficialmente, o 19 de abril como o Dia dos Povos Originários. Um passo importante para a decolonização da data e fortalecimento das suas lutas. O Amazonas está em peso entre os cerca de 6 mil indígenas, de diversos povos, que tomaram Brasília (DF) em mobilização por pautas pela demarcação e democracia, duas coisas que deveriam ser sinônimas no Brasil. Esta edição traz imagens e informações sobre o evento, que é o assunto da seção Diálogos da BR-319, especialmente “reativada” para isso. Não poderíamos deixar passar. 

O Destaque do Mês é uma notícia que nos dá grande satisfação em anunciar: o início da comercialização de óleo de copaíba produzido em território Apurinã de Tapauá por um preço justo. A nossa felicidade é porque isso só foi possível a partir de um curso de boas práticas ministrado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Conservação da Amazônia (Idesam) através do projeto Governança Socioambiental Tapauá. Os indígenas aprenderam técnicas de manejo adequadas, que prolongam a produção da resina pelas árvores e, ainda, são apropriadas para o padrão de qualidade exigido pelo mercado consumidor. O que torna a notícia ainda mais especial é que a Floresta Estadual (FES) Tapauá é uma das Unidades de Conservação (UC) mais desmatadas da área de influência da BR-319, com fortalecimento do extrativismo na UC, a floresta em pé ganha importância para a manutenção do bem-estar de quem depende dela. 

O Interior em Foco também fala sobre outra cadeia da sociobiodiversidade importante para a área de influência da rodovia: a da castanha-da-amazônia. Um estudo realizado pelo Observatório da Castanha-da-Amazônia (OCA) mostra a importância da valorização de todas as etapas desta cadeia e quando ela rende mais. É importante não perder de vista este tipo de informação, uma vez que a castanha é um dos produtos com maior potencial da bioeconomia na Amazônia. 

A seção Ciência, traz, novamente, um artigo sobre a divulgação científica em língua indígena. Desta vez, o texto fala sobre três livros a respeito de cobras e sapos na região de Humaitá. Está imperdível! Por fim, não deixe de conferir os monitoramentos de desmatamento e focos de calor, além do Minuto BR. 

Boa leitura! 

Gostou? Compartilhe!

Veja também