• Quem somos
  • Monitoramentos
  • Mapa Interativo
  • Linha do tempo
  • Biblioteca
  • Notícias
  • Galeria
    • Fotos
    • Vídeos
    • Podcasts
Contato

Informativo Observatório BR-319 nº 71

Últimas notícias
Informativo-OBR-319-n71-Setembro-2025-v4Baixar

Caros e caras leitoras, 

Em primeiro lugar, pedimos desculpas aos nossos prezados parceiros e leitores pelo atraso na publicação deste Informativo. Por conta disso, informamos que serão publicados os Dados de Monitoramento referentes aos meses de setembro e outubro. Desde já, agradecemos a compreensão de todos.

Esta edição do nosso já tradicional informativo, chegamos na septuagésima primeira edição, é especial. Ao invés de trazermos os materiais e informes sobre eventos e situações da BR-319, apresentamos a edição temática COP30. Fazemos isto por acreditarmos que, propagar as razões da existência da Conferência e sua importância socioambiental, climática, política, econômica e cultural, é fundamental para contribuir na compreensão de suas potencialidades e limites. Nesse sentido, não só apresentamos alguns pontos centrais nas discussões da COP como trazemos a agenda de algumas de nossas organizações envolvidas nos eventos que ocorrerão em Belém. 

Para além disso, a razão para jogarmos luz nesse evento é que o nosso objeto, o projeto de repavimentação da BR-319, pode ser um fator de grande impacto nas metas climáticas nacionais. Por cortar uma região altamente preservada e de grande relevância hidrológica a obra, se feita sem os devidos controles e condicionantes, juntamente com a melhoria da governança na região, pode se tornar o maior empecilho para o Brasil alcançar os índices propostos no Acordo de Paris.

Portanto, acompanhar e compreender os processos e discussões da COP pode ser fundamental para a compreensão dos riscos difusos envolvidos no processo de repavimentação da estrada. Em especial em condições de baixa governança.

Enfim, esperamos que seja uma agradável, instrutiva e proveitosa leitura. 

Abraços fraternos,
Marcelo Rodrigues 

BR-319: pavimentação ameaça meta de desmatamento zero do Brasil às vésperas da COP30

BR-319: ramais e estradas clandestinas avançam sobre áreas protegidas e facilitam desmatamento e mineração

Organizações da sociedade civil da BR-319 confirmam participação na COP30 em Belém



...
  • Monitoramentos
  • Mapa interativo
  • Linha do tempo
  • Biblioteca
  • Notícias
Contato

Whatsapp: (92) 98197-0012

Email:
[email protected]
[email protected]

Apoio:
logo gordon and betty moore foundation

© Observatório BR-319 - 2026. Todos direitos reservados

Desenvolvimento: