Organizações da sociedade civil da BR-319 confirmam participação na COP30 em Belém

Mais de 160 delegações internacionais já confirmaram presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que marcará a primeira edição realizada na Amazônia. Entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA), milhares de pessoas — entre chefes de Estado, empresários, ativistas, pesquisadores e organizações do terceiro setor — terão a oportunidade de discutir problemas e soluções de enfrentamento às mudanças climáticas.
O Observatório BR-319 (OBR-319), rede de organizações da sociedade civil que atua na área de influência da rodovia BR-319, terá membros efetivos na programação da COP30.

Um deles é o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), que correalizará o Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia (FIINSA). O evento reunirá mais de 250 empreendedores, investidores, representantes do poder público, da sociedade civil e lideranças tradicionais, que discutirão temas estratégicos para o desenvolvimento sustentável da região.
Já a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) promoverá o “Banzeiro da Esperança”, uma expedição que conectará territórios, culturas, identidades e vozes amazônicas em uma viagem de barco rumo à COP30. Juntas, lideranças de povos tradicionais e juventudes construirão propostas para o enfrentamento da crise climática.
A Casa do Rio apresentará a “Central da COP30”, iniciativa do Observatório do Clima (OC), escrita na linguagem do futebol e veiculada pela Rádio Floresta durante o mês de novembro. Serão divulgados diversos conteúdos informativos sobre mudanças climáticas, a COP30 e suas edições anteriores, fortalecendo a comunicação comunitária.
Por fim, o Greenpeace Brasil lançará o “FotoCOP”, que publicará novidades em tempo real sobre plenárias, discursos, negociações e outros momentos importantes nas redes sociais — tudo de forma acessível, descontraída e apurada, na chamada “fofoca do bem”.
