Notícias

Organizações do Observatório BR-319 mobilizam equipes e parceiros

Publicado em: 27/05/2021

Crédito: Wayne Lindberg / Greenpeace

Desde que a pandemia do novo coronavírus eclodiu na Amazônia, as entidades que compõem o Observatório BR-319 têm trabalhado incansavelmente, em iniciativas conjuntas ou independentes, para auxiliar famílias que sofrem com os impactos do avanço da COVID-19 na região, principalmente nas áreas mais vulneráveis e com menos estrutura. As organizações se mobilizam para levar alimentos, medicamentos, itens de higiene pessoal e até cilindros de oxigênio para locais críticos, e a região de influência da rodovia também está entre as comunidades apoiadas.

As ações de conscientização foram as primeiras a surgirem. Em março de 2020, a rede produziu uma série de cartazes para comunidades indígenas e ribeirinhas com orientações de prevenção ao vírus. Mais recentemente, o IEB, que fez os cartazes, também produziu uma cartilha reforçando os cuidados; e lançou uma série de podcasts combatendo fake news e orientando sobre o programa de vacinação.

Mas o maior impacto da pandemia ocorreu na renda das comunidades, sem poder trabalhar, muitas não tinham recursos para comprar sequer alimentos. Surgiram então várias iniciativas para ajudar. 

O IEB, junto a GIZ e CESE, beneficiou 927 famílias indígenas no sul do Amazonas com materiais para pesca, alimentos e produtos de limpeza para se manterem nesse período. O Idesam, por meio do Regatão do Bem, levou mais de 90 toneladas de alimentos a comunidades vulneráveis, além de itens de higiene, proteção e medicamentos, beneficiando unidades de saúde, associações, grupos produtivos e projetos beneficentes no interior e capital. 

Crédito: Acervo Aliança COVID Amazonas / FAS

Mas a união e o trabalho conjunto permitiram ainda mais. Através da Aliança Covid Amazonas, a FAS uniu mais de 112 parceiros em ações para apoiar localidades vulneráveis à pandemia no interior do estado e conseguiu, em 2020, beneficiar mais de 350 mil pessoas no estado. Em 2021, com a nova onda de COVID no Amazonas, a campanha ganhou novo fôlego e está novamente recebendo doações para apoiar as comunidades. Confira a seção ‘MinutoBR’ e saiba como participar. 

Grande parte dos resultados das campanhas foi possível devido a parcerias das ONGs de Manaus com entidades como a CNS e COIAB, que conectaram essas iniciativas com ‘a ponta’, alcançando comunidades remotas na Amazônia. A distribuição de materiais informativos, cestas básicas e outros itens foi possível graças ao conhecimento de Amazônia que essas entidades acumulam. “Além disso, injetamos parte do recurso que tínhamos para outros projetos no enfrentamento a COVID-19”, afirma Dione Torquato, do CNS. 

Com a segunda onda de COVID no Amazonas, no início de 2021, e o aumento das restrições e do isolamento social, essas iniciativas foram reforçadas e novamente convocam a comunidade a ajudar com doações. Conheça as campanhas que estão recebendo doações na seção “Minuto BR”.

Edição 15 – Janeiro 2021 – Interior em Foco

Gostou? Compartilhe!

Veja também