Monitoramentos

Focos de Calor

Monitoramento de focos de calor na área de influência da BR-319 – Outubro de 2022

Em outubro, a Amazônia Legal apresentou um aumento de 24% no número de focos de calor em relação ao mesmo mês de 2021. Já os estados do Amazonas e de Rondônia, e os municípios da BR-319, apresentaram quedas de 15%, 53% e 37%, respectivamente.

Municípios da BR-319

Nesse mês, Beruri e Humaitá apresentaram aumento no número de focos de calor em relação a outubro de 2021. Em Humaitá, os 90 focos detectados no município representaram um recorde para o mês de outubro desde 2010.

Onze municípios apresentaram queda nas detecções de focos de calor, incluindo Porto Velho, que liderou o ranking de número de focos dos 13 municípios da BR-319, com 177 focos.

Áreas Protegidas

Dezesseis, das 42 Unidades de Conservação (UCs) monitoradas, apresentaram focos de calor no mês de outubro. A líder do ranking foi a Reserva Extrativista (Resex) Jaci-Paraná, com 28 focos, que foi também a 8º UC com mais detecções de focos de calor de toda a Amazônia legal.

Já em relação as Terras Indígenas (TIs), 14 apresentaram focos de calor em outubro. As líderes do ranking foram as TIs Coatá-Laranjal e Cuia, com três focos de calor cada.

Para mais detalhes sobre os focos de calor nas Áreas Protegidas monitoradas pelo Observatório BR-319, clique aqui.

Gostou? Compartilhe!