Monitoramentos

Focos de Calor

Monitoramento de focos de calor na área de influência da BR-319 – Março de 2023 

No terceiro mês de 2023, todas as regiões monitoradas pelo Observatório BR-319 apresentaram aumento no número de focos de calor em relação a março de 2022, os quais foram de: 78% na Amazônia Legal, 80% no Amazonas, 138% em Rondônia e 33% nos municípios da BR-319.  

Quando observada toda a série histórica monitorada, de 2010 a 2023, Rondônia apresentou o maior número de focos de calor já registrado no mês de março, valor igual ao alcançado em março de 2020, quando o estado apresentou 38 focos de calor. 

Municípios da BR-319 

Quatro, dos 13 municípios monitorados, apresentaram aumento no número de focos de calor em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Foram eles: Manaus, que liderou o ranking com quatro focos; Porto Velho, com dois focos; seguido de Canutama e Lábrea, que registraram um foco de calor cada.  

Autazes, Borba e Careiro da Várzea foram os municípios que tiveram redução no número de focos de calor quando comparado a março de 2022, ambos não só reduziram como também não registraram nenhum foco para o mesmo mês em 2023, integrando, portanto, a lista de destaques positivos, junto de Beruri, Careiro, Humaitá, Manaquiri, Manicoré e Tapauá, municípios que não apresentaram focos de calor em março. 

Áreas Protegidas 

Dentre as Áreas Protegidas monitoradas pelo Observatório BR-319, duas Unidades de Conservação (UCs) tiveram focos de calor no mês de março. A APA da ME do Rio Negro – Setor Aturiá/Apuauzinho e a APA Tarumã/Ponta Negra, ambas registraram um foco de calor cada. Em relação às Terras Indígenas (TIs), foi registrado um foco de calor na TI Caititu para o referido mês. 

Gostou? Compartilhe!