Monitoramentos

Focos de Calor

Monitoramento de focos de calor na área de influência da BR-319 – Dezembro de 2022

No último mês de 2022, tanto a Amazônia Legal, quanto o Amazonas, Rondônia e os municípios da BR-319 apresentaram aumento no número de focos de calor em relação a dezembro de 2021. Os aumentos foram de 78%, 323%, 126%, 383%, respectivamente. 

Municípios da BR-319 

Dez, dos 13 municípios monitorados, apresentaram aumento no número de focos de calor em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Lábrea liderou o ranking com 15 focos, seguido por Autazes, com oito. Já Porto Velho, foi o único município a apresentar queda no número de focos de calor. 

Beruri e Tapauá foram os destaques positivos do mês, não apresentando focos de calor em dezembro pelo terceiro ano seguido.  

Áreas Protegidas 

Em dezembro, apenas duas áreas protegidas monitoradas pelo Observatório BR-319 apresentaram focos de calor. A Área de Proteção Ambiental (APA) da Margem Esquerda (ME) do Rio Negro – Setor Tarumã-Açu/Tarumã-Mirim, pertencente ao município de Manaus, apresentou um foco de calor, assim como a Terra Indígena Lago do Limão, localizada no município de Borba. 

Gostou? Compartilhe!