Monitoramentos

Desmatamento

Monitoramento de desmatamento na área de influência da BR-319 – Outubro de 2022

Em outubro de 2022, a Amazônia Legal, o Amazonas, Rondônia e os municípios da BR-319 apresentaram queda no desmatamento em comparação ao mesmo mês de 2021. As reduções foram de 22%, 27%, 50% e 32%, respectivamente.

Recordes de desmatamento e desmatamento zero nos municípios da BR-319

Em outubro, oito municípios apresentaram aumento no desmatamento em comparação ao ano anterior. Para Borba, Canutama, Careiro da Várzea, Manaquiri e Tapauá, os valores de desmatamento foram os maiores para o mês, desde 2010.

Apesar de ter apresentado queda no desmatamento, juntamente com outros três municípios, Lábrea liderou o ranking dos municípios da BR-319 e apareceu em 9º lugar na lista dos municípios mais desmatados da Amazônia Legal, segundo monitoramento do Imazon.

O destaque positivo desse mês é Beruri, que apresentou desmatamento zero.

Áreas Protegidas

Das 42 Unidades de Conservação (UCs) monitoradas, cinco apresentaram desmatamento nesse mês. O líder do ranking foi o Parque Nacional (Parna) Mapinguari, seguido pela Floresta Estadual (FES) Tapauá, ambas com os maiores valores de desmatamento para o mês de outubro, desde 2010. Além disso, o Parna Mapinguari ficou em 10º lugar na lista das UCs mais desmatadas da Amazônia Legal.

Cinco também foi o número de Terras Indígenas (TIs) que apresentaram desmatamento em outubro, dentre as 69 monitoradas. As TIs Karipuna e Sissaíma lideraram o ranking, além de integrarem a lista das dez TIs mais desmatadas da Amazônia Legal em outubro, em 6º e 8º lugar, respectivamente.

Para mais detalhes sobre o desmatamento nas UCs e TIs monitoradas pelo Observatório BR-319, clique aqui.

Gostou? Compartilhe!