Monitoramentos

Desmatamento

Monitoramento de desmatamento na área de influência da BR-319 – Dezembro de 2022

Em dezembro de 2022, tanto a Amazônia Legal quanto o Amazonas, Rondônia e os municípios da BR-319 apresentaram aumento no desmatamento em relação ao mesmo mês de 2021. Os aumentos foram de 104%, 409%, 5% e 22%, nessa ordem. Para a Amazônia Legal, esse foi o mês de dezembro com maior desmatamento, desde 2010.  

Municípios da BR-319 

Onze municípios, dos 13 monitorados, apresentaram aumento no desmatamento em comparação a dezembro de 2021. O município que mais desmatou foi Canutama, seguido por Manicoré e Porto Velho. Além de liderar o ranking, Canutama foi o 10º município que mais desmatou em dezembro de toda Amazônia Legal. Outro destaque do mês foi Careiro da Várzea, que apresentou o segundo maior aumento em relação a dezembro de 2021 (1.870%) e ficou afrente de Humaitá no ranking.  

Por outro lado, Porto Velho apresentou uma queda de 76% no desmatamento e Manaquiri apresentou desmatamento zero no mês pelo terceiro ano seguido. 

Áreas Protegidas  

Quatro Unidades de Conservação (UCs) apresentaram desmatamento em dezembro: Parque Nacional (Parna) Mapinguari, 14 hectares (ha); Reserva Extrativista (Resex) Jaci-Paraná, com 9 ha; Parna dos Campos Amazônicos, com 5 ha; e Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, 2 ha.  

Em relação as Terras Indígenas (TI), três apresentaram desmatamento: TI Sissaíma (12 ha), que foi a 7ª TI mais desmatada no mês em toda a Amazônia Legal, TI Jauary (3 ha) e TI Gavião (0,3 ha). 

Gostou? Compartilhe!