Monitoramentos

Focos de Calor

Monitoramento de focos de calor na região de influência da BR-319 – Dezembro de 2018

Dezembro foi um mês bastante chuvoso, como é comum na região nessa época do ano, o que colaborou para uma grande redução no número de focos de calor, seguindo uma tendência já observada desde o início da estação chuvosa. 

A Amazônia Legal apresentou, em dezembro, 2.366 focos de calor, 76% a menos do que foi registrado em novembro (ver boletim 003). O Estado do Amazonas apresentou uma redução de 92% no número de focos de calor em relação a novembro e Rondônia 76%, com 37 e 47 focos registrados, respectivamente. Para os 13 municípios da BR-319, essa redução foi de 90%, com 19 focos de calor em dezembro. 

Nesse mês, os focos de calor detectados nos 13 municípios representaram 23% dos focos do Amazonas e Rondônia juntos. De forma geral, os municípios da BR-319 tiveram um baixo número de registros de focos de calor no mês de dezembro. Porto Velho, que foi o município com o maior número de registros, apresentou apenas 11 focos, seguido por Autazes, com quatro. Canutama, Humaitá, Lábrea e Manaquiri apresentaram apenas um foco de calor e Beruri, Borba, Careiro, Careiro da Várzea, Manaus, Manicoré e Tapauá não apresentaram focos de calor no mês de dezembro

Focos de calor nas Áreas Protegidas

No mês de dezembro não houve registro de focos de calor nas 44 Unidades de Conservação e 69 Terras Indígenas avaliadas nesse monitoramento.

Os dados de focos de calor apresentados nesse Boletim foram adquiridos do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (inpe.br/queimadas/bdqueimadas).

Gostou? Compartilhe!