Notícias

Informativo nº43 Maio/2023

Publicado em: 31/05/2023

O mês de maio de 2023 ficará marcado na história do Brasil como um período de retrocessos socioambientais, que prometem ser ainda maiores em breve. Com a mesma intensidade que o novo governo Lula nos trouxe esperança de dias melhores, nos impôs a certeza de um futuro sombrio com o desmonte do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do Ministério dos Povos Indígenas, além do avanço do infame marco temporal, uma excrescência política e moral. O que mais entristece é que essas medidas não encontraram absolutamente nenhuma dificuldade para progredir no Congresso Nacional. É lamentável, desalentador e decepcionante. 

No Destaque do Mês trazemos a cronologia de fatos importantes sobre a presença de uma draga de garimpo que invadiu Tapauá no final de abril e percorreu todas as áreas que quis durante o mês de maio, até que os órgãos ambientais conseguissem se mobilizar para localizá-la e, por fim, destruí-la. É impressionante, mas não inacreditável, a segurança de pessoas envolvidas em atividades de mineração na Amazônia para fazerem o que quiserem onde bem entenderem. A seção Ciência pega o gancho do assunto e fala sobre um estudo inédito, que contou com as organizações membro WWF – Brasil e Greenpeace Brasil, que alerta a respeito da contaminação por mercúrio, acima de níveis seguros, em peixes consumidos na Amazônia. É o preço que todos nós pagamos pela negligência das autoridades. 

No Interior em Foco, falamos sobre uma estratégia que desenvolvida entre organizações da sociedade civis e governo para combater crimes ambientais. O evento de apresentação reuniu moradores de territórios indígenas para engajamento e discussões de ações. 

A situação dos Mura, de Autazes (AM), foi o tema de uma coletiva de imprensa realizada pelo Ministério Público Federal (MPF). Na ocasião, o procurador da República, Fernando Merloto Soave, resgatou o histórico do conflito criado no território pela pressão para exploração de potássio. Lideranças expuseram as ameaças e todos os problemas que a situação acarreta. A nossa matéria traz informações sobre o assunto, além do link para a coletiva de imprensa completa e documentos disponibilizados pelo órgão. 

 Como sempre, não deixe de ler a seção Monitoramentos, com informações consolidadas de focos de calor e desmatamento, além do Minuto BR, que, destacamos, traz as últimas informações sobre a investigação da chacina do rio Abacaxis.

Boa leitura!

Gostou? Compartilhe!

Veja também