Monitoramentos

Focos de Calor

Monitoramento de focos de calor na área de influência da BR-319 – Outubro de 2021

Em outubro, a Amazônia Legal apresentou uma redução de 36% no número de focos de calor em comparação ao mesmo mês de 2020, e Rondônia seguiu essa mesma tendência, com redução de 27%. O estado do Amazonas e os 13 municípios da BR-319, no entanto, apresentaram aumento no número de focos em comparação a outubro de 2020, de 40% e 23%, respectivamente. Nesse mês, Amazonas, Rondônia e os municípios da BR-319 apresentaram 1.773, 1.764 e 1.219 focos de calor, nesta ordem.

Recordes históricos em cinco municípios da BR-319

Onze municípios da BR-319 apresentaram aumento no número de focos de calor em comparação a outubro de 2020. Destes, cinco bateram recordes para o mês de outubro nos últimos 12 anos. Borba foi o município que apresentou o maior aumento do mês, de 522%. Porto Velho foi o único município a apresentar queda no número de focos de calor, de 21%. Mesmo em queda, Porto Velho foi o segundo município a apresentar o maior número de focos de calor entre todos da Amazônia Legal. Além disso, Lábrea aparece na lista em quinto lugar.

Parna Mapinguari e TI Karipuna lideram

Dezesseis Unidades de Conservação (UCs) e 14 Terras Indígenas (TIs) apresentaram focos de calor no mês de outubro. O ranking de focos de calor das UCs monitoradas foi liderado pelo Parque Nacional Mapinguari, que apresentou nove focos, enquanto a TI Karipuna, destaque desta edição do informativo, liderou o ranking das Terras Indígenas, com 12 focos. Para mais informações sobre focos de calor nas áreas protegidas e monitoradas pelo Observatório BR-319, clique aqui.

Gostou? Compartilhe!