Monitoramentos

Focos de Calor

Monitoramento de focos de calor na região de influência da BR-319 – Agosto de 2021

AM e municípios da BR-319 batem recorde

Em agosto de 2021 foram detectados 35.808 focos de calor na Amazônia Legal (AL), o que representa uma queda de 9% em comparação com agosto de 2020. O Amazonas (AM) apresentou 8.583 focos de calor, Rondônia (RO) 4.323 e os municípios da BR-319, 5.995 focos, apresentando aumentos de 7%, 40% e 27%, respectivamente. O número de focos de calor no AM e na BR-319 foram recordes da série histórica (2010-2021) para o mês de agosto.

Municípios da BR-319 no top 10 da Amazônia Legal

Em agosto, Lábrea foi o município que mais apresentou focos de calor dentre todos da Amazônia Legal. Porto Velho e Manicoré, também localizados na região Sul do Amazonas, aparecem com Lábrea na lista dos 10 municípios com maior número de focos de calor nesse mês, em 3º e 10º lugar, respectivamente. Além disso, pelo terceiro mês seguido, Lábrea bateu o recorde de número de focos de calor para o mês dos últimos 12 anos. Completam a lista de recordes em agosto os municípios de Tapauá e Autazes.

TI Karipuna em alerta

Vinte e três Unidades de Conservação (UCs) e 31 Terras Indígenas (TIs) monitoradas pelo Observatório BR-319 apresentaram focos de calor em agosto. Esse foi o maior número de registros em TIs na série histórica do mês de agosto.

O destaque do mês foi a TI Karipuna, que liderou o ranking entre as TIs monitoradas e bateu o recorde de focos de calor para agosto dos últimos 12 anos, com 56 focos. Importante ressaltar que, em maio desse ano, o governo de Rondônia reduziu a área do Parque Estadual de Guajará-Mirim que fazia fronteira com a TI Karipuna, diminuindo a proteção da área. Para mais informações sobre focos de calor nas Áreas Protegidas monitoradas, clique aqui.

Os dados de focos de calor foram adquiridos do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (http://www.inpe.br/queimadas/bdqueimadas). No mapa, há uma representação de densidade de pontos para o período analisado, a partir da estimativa de densidade por Kernel.

Gostou? Compartilhe!