Monitoramentos

Focos de Calor

Monitoramento de focos de calor na região de influência da BR-319 – Abril de 2021

Em abril de 2021 foram detectados 986 focos de calor em toda a Amazônia Legal, 37% a menos do que em abril de 2020. O estado de Rondônia também apresentou redução em comparação ao período, com 16 focos e uma queda de 52%.

Na direção contrária, o Amazonas e os municípios da BR-319 tiveram aumento: no estado foram detectados 18 focos, o que corresponde a um aumento de 50%; já nos municípios foram 10 focos, 67% a mais que em abril de 2020. Porto Velho (RO) liderou o ranking de focos de calor de abril entre os municípios da BR-319, com cinco focos. Os outros registros foram distribuídos entre Beruri, Lábrea e Manaquiri, com dois focos cada.

Áreas Protegidas

Não houve registro de focos de calor nas 42 Unidades de Conservação (UCs) e 69 Terras indígenas (TIs) monitoradas pelo Observatório BR-319, em abril de 2021.

Contratação de brigadistas e a aproximação da estação seca na Amazônia

Em 04 de maio de 2021, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria Conjunta SEDGG/ME-MMA Nº 48, que autorizou o Ibama a contratar 1.659 brigadistas, pelo prazo de seis

meses. As contratações acontecem todos os anos e são essenciais para o combate a incêndios ocorridos no período de estiagem na Amazônia, quando há o maior registro de focos de calor na região.

Os dados de focos de calor foram adquiridos do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (http://www.inpe.br/queimadas/bdqueimadas). No mapa, há uma representação de densidade de pontos para o período analisado, a partir da estimativa de densidade por Kernel.

Gostou? Compartilhe!