Monitoramentos

Focos de Calor

Monitoramento de focos de calor na área de influência da BR-319 – Setembro de 2021

Nesse ano, a Amazônia Legal apresentou o menor número de focos de calor para o mês de setembro desde 2010, e em comparação a setembro do ano anterior a redução foi de 55%. Os estados do Amazonas e Rondônia, e os municípios da BR-319, também apresentaram redução no número de focos de calor em relação a 2020, de 34%, 37% e 28%, respectivamente.

Municípios ao sul da rodovia se destacam

Mais uma vez os municípios do sul da rodovia lideraram o número de focos de calor entre os 13 municípios sob influência da BR-319. Além disso, Porto Velho e Lábrea apareceram no ranking dos 10 municípios que mais apresentaram focos de calor entre todos da Amazônia Legal, em 1º e 4º lugar, respectivamente. Com exceção de Canutama, que apresentou um aumento de 31% em relação ao ano anterior, todos os outros municípios apresentaram queda no número de focos de calor. A maior redução foi em Borba, de 80%.

Áreas Protegidas: recordes em duas TIs

Dezessete Unidades de Conservação (UCs) e 15 Terras Indígenas (TIs) apresentaram focos de calor em setembro de 2021. Para duas TIs, o número de focos foi recorde para o mês, considerando a série histórica (2010-2021): TI Caititu e TI Rio Manicoré. Para mais informações sobre focos de calor nas áreas protegidas monitoradas pelo OBR-319, clique aqui.

Gostou? Compartilhe!