Monitoramentos

Focos de Calor

Monitoramento de focos de calor na área de influência da BR-319 – Fevereiro de 2022

Em fevereiro de 2022 a Amazônia Legal apresentou uma redução de 29% no número de focos de calor em comparação a fevereiro de 2021. O estado do Amazonas, reduziu o número de focos em 42%. No entanto, Rondônia e os municípios da BR-319 apresentaram aumento de 6% e 100%, respectivamente.

Nove municípios sem focos de calor

Os 13 municípios monitorados apresentaram no total oito focos de calor. Destes, Lábrea apresentou quatro; Porto Velho, dois; e Manicoré e Autazes, um foco cada. Os demais municípios não tiveram focos de calor detectados em fevereiro, com destaque para Humaitá e Tapauá, que não tiveram registros de focos desde o início da série histórica do Observatório BR-319. Os quatro focos detectados em Lábrea representaram o recorde para o mês de fevereiro nesse município, desde 2010.

Áreas protegidas

Das 42 Unidades de Conservação monitoradas pelo OBR-319, apenas o Parque Estadual (PES) do Matupiri teve registro, e apenas um, foco de calor em fevereiro. No mês, não foram detectados focos de calor em nenhuma das 69 Terras Indígenas monitoradas.

Gostou? Compartilhe!