Monitoramentos

Desmatamento

Monitoramento de desmatamento na região de influência da BR-319 – Abril de 2021

O mês de abril foi marcado por vários recordes de desmatamento nas regiões monitoradas pelo OBR-319

A Amazônia Legal (AL), os estados do Amazonas e de Rondônia, e os municípios da BR-319 apresentaram aumento de registros em relação a abril de 2020, além de índices recordes para o mês, considerando a série histórica de 2010 a 2021. Os aumentos foram de 45%, 126%, 29% e 148%, respectivamente. O Amazonas foi o estado que mais contribuiu para o desmatamento na Amazônia Legal, com do total 28% e, junto com Rondônia, contribuiu com 44% de tudo o que foi desmatado em abril na região.

Recorde em 12 municípios

Dos 13 municípios monitorados, 12 apresentaram aumento de desmatamento em relação a abril de 2020, e todos figuram como recorde na série histórica. Lábrea, que teve o maior registro dentre todos, também foi o município que mais desmatou na AL. A capital de Rondônia, Porto Velho, foi o 4º da lista. Já Careiro da Várzea foi o único município monitorado que teve redução no desmatamento, registrando 95% de queda.

Áreas Protegidas

Onze UCs apresentaram desmatamento em abril de 2021. A Resex Jaci-Paraná e a Flona do Bom Futuro, apareceram em 3º e 10º lugar entre as mais desmatadas da Amazônia Legal (ver Boletim Imazon). Em relação às TIs, quatro apresentaram desmatamento em abril de 2021, com destaque para a TI Karipuna, 3º lugar no ranking das mais desflorestadas na AL. Para mais informações sobre o desmatamento nas áreas protegidas em abril, clique aqui.

As informações de desmatamento foram adquiridas do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon, que utiliza imagens SAR da missão Sentinel-1 (https://imazongeo.org.br/#/). No mapa, estão representadas em pontos as localizações das áreas em que houve desmatamento.

Gostou? Compartilhe!