Monitoramentos

Desmatamento

Monitoramento de desmatamento na área de influência da BR-319 – Janeiro de 2023 

Em janeiro de 2023, tanto a Amazônia Legal quanto o Amazonas, Rondônia e os municípios da BR-319 apresentaram redução no desmatamento em relação ao mesmo mês de 2022. As reduções foram de 24%, 33%, 71% e 86%, respectivamente.  

Municípios da BR-319 

Quatro municípios, dos 13 monitorados, apresentaram aumento no desmatamento em comparação a janeiro de 2022. O município que mais desmatou foi Canutama, seguido por Manaus. Por outro lado, cinco municípios apresentaram redução do desmatamento, dos quais três tiveram uma queda relevante, foram eles: Tapauá, Lábrea e Porto Velho. Os municípios de Autazes, Beruri, Careiro da Várzea e Manaquiri apresentaram desmatamento zero no mês de janeiro, com destaque para Manaquiri que não registra desmatamento neste mês pelo sétimo ano seguido. 

Áreas Protegidas  

Três Unidades de Conservação (UCs) apresentaram desmatamento em janeiro: Reserva Extrativista (Resex) Jaci-Paraná, com 8 hectares (ha), Área de Proteção Ambiental (APA) da Margem Esquerda do Rio Negro – Setor Tarumã-Açu/Tarumã Mirim, com 4 ha, e Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus, com 3 ha.  

Em relação às Terras Indígenas (TIs), uma apresentou desmatamento, a TI Karipuna, com 2 ha, que ficou na 9ª posição entre as TIs mais desmatadas no mês de janeiro de toda Amazônia Legal. 

Gostou? Compartilhe!