Monitoramentos

Focos de Calor

Monitoramento de focos de calor na região de influência da BR-319 – Março de 2021

Pelo terceiro mês seguido, as regiões monitoradas pelo Observatório BR-319 apresentaram redução no número de focos de calor em comparação ao mesmo período de 2020.

Em março, a região da Amazônia Legal teve queda de 60% no dado registrado pelos satélites. Já os estados do Amazonas e de Rondônia tiveram diminuição, respectivamente, de 79% e 50% na quantidade de focos detectados.

Além disso, os municípios da BR-319 registraram dois focos de calor no período, o que corresponde a uma redução de 83% em comparação ao mês de março do ano passado. Este foi o segundo menor número dos últimos 12 anos, ficando atrás apenas de março de 2012, que apresentou apenas um foco.

Áreas Protegidas

Em março de 2021, não foram registrados focos de calor no interior de nenhuma das 42 Unidades de Conservação (UC) monitoradas pelo Observatório BR-319. Em relação às 69 Terras Indígenas (TI), apenas a TI Jauary, localizada no município de Autazes, apresentou um foco de calor em seu território.

No monitoramento de janeiro de 2021, informamos que a APA do Rio Pardo e a FES do Rio Pardo, ambas localizadas no estado de Rondônia, seriam adicionadas ao nosso banco de dados para monitoramento. No entanto, após avaliação do órgão ambiental competente, foi esclarecido que as UCs foram extintas. Sendo assim, elas permanecem fora do nosso banco de dados.

Os dados de focos de calor apresentados nesse Boletim foram adquiridos do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (www.inpe.br/ queimadas/bdqueimadas).

Gostou? Compartilhe!