Monitoramentos

Focos de Calor

Monitoramento de focos de calor na região de influência da BR-319 – Março de 2019

Em março de 2019 foram detectados 3.943 focos de calor na Amazônia Legal. Esse número representa um aumento de 58% em relação ao mês anterior. Os Estados do Amazonas e Rondônia também apresentaram um aumento na detecção de focos de calor, ambos de 21% (Amazonas com 114 focos de calor e Rondônia com 28). Ainda assim, o aumento mais expressivo foi nos 13 municípios da BR-319 (de 81%), que juntos apresentaram 36 focos de calor. Os focos de calor dos 13 municípios analisados representaram 25% dos focos detectados no Amazonas e em Rondônia juntos. 

O município que apresentou o maior número de focos de calor em março foi Autazes, com 10 focos, seguido por Careiro da Várzea (6 focos), Careiro e Porto Velho (ambos com 4 focos). Humaitá e Manicoré foram os municípios que apresentaram o menor número de focos (ambos com 1 foco) e Borba e Tapauá não apresentaram focos de calor no mês de março. 

Focos de calor nas Áreas Protegidas

Das 44 Unidades de Conservação (UCs) analisadas nesse monitoramento, apenas o Parque Nacional Mapinguari, pertencente aos municípios de Canutama, Lábrea e Porto Velho, apresentou focos de calor em seu interior (2 focos). 

Em relação às 69 Terras Indígenas (TIs) analisadas, apenas a TI Trincheira pertencente ao município de Autazes, apresentou focos em seu interior (2 focos).

Os dados de focos de calor apresentados nesse Boletim foram adquiridos do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (www.inpe.br/ queimadas/bdqueimadas).

Gostou? Compartilhe!