Monitoramentos

Focos de Calor

Monitoramento de focos de calor na região de influência da BR-319 – Abril de 2019

Em abril de 2019, foram detectados 2.193 focos de calor em toda a Amazônia Legal. Esse número representa 44% a menos do que foi detectado em março desse mesmo ano. Se em março, a tendência foi de aumento de focos (ver Boletim Informativo 007) tanto na Amazônia Legal quanto nos estados e municípios, em abril, os números voltaram a cair.

O Amazonas apresentou 10 focos no mês de abril, 91% a menos do detectado para março. Rondônia se manteve estável, com 26 focos em abril e 28 em março. Os 13 municípios da BR-319 também apresentaram uma queda expressiva dos focos de calor em abril, com sete focos detectados, 80% a menos em relação a março. Esses municípios representaram 20% dos focos dos Estados do Amazonas e Rondônia juntos. 

Cinco dos 13 municípios analisados nesse monitoramento apresentaram focos de calor em seu interior. Careiro da Várzea registrou 3 focos de calor, sendo a maior detecção entre os municípios. Autazes, Humaitá, Manicoré e Porto Velho apresentaram 1 foco de calor. Os municípios de Beruri, Borba, Canutama, Careiro, Lábrea, Manaquiri, Manaus e Tapauá não apresentaram focos de calor no mês de março de 2019.

Focos de calor nas Áreas Protegidas

Dentre as 113 Áreas Protegidas amostradas — 44 Unidades de Conservação (UC) e 69 Terras Indígenas (TI) — apenas a UC Floresta Nacional do Bom Futuro, pertencente ao município de Porto Velho, apresentou foco de calor em seu interior (1 foco). 

Os dados de focos de calor apresentados nesse Boletim foram adquiridos do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (www.inpe.br/ queimadas/bdqueimadas).

Gostou? Compartilhe!