Monitoramentos

Desmatamento

Monitoramento de desmatamento na área de influência da BR-319 – Setembro de 2022

Em setembro de 2022, tanto a Amazônia legal, quanto o Amazonas, Rondônia e os municípios da BR-319, apresentaram queda no desmatamento em comparação a setembro de 2021. As quedas foram de 8%, 26%, 35% e 35%, respectivamente.

Municípios da BR-319

Entre os 13 municípios monitorados, Porto Velho foi o que apresentou o maior desmatamento em setembro, seguido por Lábrea e Canutama. Porto Velho e Lábrea também apareceram na lista dos 10 municípios mais desmatados da Amazônia Legal, divulgada pelo Imazon, em 1º e 4º lugar, nessa ordem.

Cinco municípios apresentaram aumento no desmatamento em comparação a setembro de 2021, com destaque para Beruri, que apresentou a maior porcentagem de aumento. Os outros oito municípios apresentaram queda, com destaque para Manaquiri, que não apresentou desmatamento neste mês.

Áreas Protegidas da BR-319

Oito Unidades de Conservação (UCs), entre as 42 monitoradas por este observatório, apresentaram desmatamento em setembro. O líder do ranking foi o Parque Nacional (Parna) Mapinguari, com 400 hectares (ha) desmatados, seguido pela Reserva Extrativista (Resex) Jaci-Paraná, com 306 ha.

Já em relação as Terras Indígenas (TIs), 14 das 69 monitoradas apresentaram desmatamento neste mês. As TIs Karipuna, Sissaíma, Murutinga/Tracajá e Jauary, além de liderarem o ranking das TIs da BR-319, também aparecem na lista das 10 TIs mais desmatadas da Amazônia Legal no mês de setembro, na 3ª, 7ª, 8ª e 10ª posição, respectivamente.

Para ver mais detalhes sobre o desmatamento nas Áreas Protegidas da BR-319 no mês de setembro, clique aqui.

Gostou? Compartilhe!