Notícias

Temporada de queimadas é destaque do podcast Momento Observatório BR-319

Episódio fala dos impactos socioambientais das queimadas para moradores da área de influência da rodovia

Publicado em: 29/09/2022

O incêndio que atingiu uma área de mais de 1,8 mil hectares no Território de Uso Comum (TUC) do Rio Manicoré, flagrado pelo Greenpeace Brasil, em agosto, é o ponto de partida do novo episódio do podcast Momento Observatório BR-319. A área afetada fica dentro da área abrangida pela Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), dada pelo Governo do Amazonas às comunidades tradicionais do rio Manicoré. O território abriga quatro mil moradores em 15 comunidades. Segundo Maria Cleia Delgado Campina, presidente da Central das Associações Agroextrativistas do Rio Manicoré (Caarim), ainda em janeiro de 2022, os moradores já observavam a movimentação de pessoas com gasolina e motosserras com o intuito de desmatar a área.

“A gente fez várias denúncias pro Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas), Ministério Público Federal (MPF) e para os outros órgãos que pudessem ajudar nesse impacto que veio acontecer, porque a gente sabia que uma das derivadas seria a queimada como está acontecendo hoje, que eles tocaram fogo e deu um impacto muito grande em todo o rio Manicoré. Até agora eu não consigo entender porque os órgãos não se mobilizaram e não se mobilizam”, declarou a liderança ao podcast.

Até setembro deste ano, o Amazonas já superou o número de focos de calor registrados em todo o ano de 2021. São mais de 18 mil focos, contra 14.848 do ano passado. O cientista do Grupo de Pesquisa em Gestão de Risco de Desastres da Universidade Federal do Acre, Allan Pimentel, explica que o número de queimadas em 2022 é maior que em 2005, 2010 e 2016, que foram anos de seca extrema. onde era esperado um aumento natural de queimadas. “Mesmo em um ano que não teve seca extrema, tem uma grande quantidade de incêndios. Isso significa que existe sim uma maior ameaça e a situação tende a ser pior tanto quanto nesses anos que foram críticos”, comentou o pesquisador no episódio.

O 9º episódio do podcast Momento Observatório BR-319 traz ainda a participação da coordenadora do Coletivo Jovens Comunicadores do Sul do Amazonas, Emily Peres, abordando sobre o impacto das queimadas no cotidiano dos moradores de Humaitá; e do superintendente-geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgílio Viana, sobre a campanha “Eu voto na Amazônia Viva”, iniciativa que ajuda a escolher candidatos que priorizam a Amazônia em suas propostas.

O episódio completo do podcast Momento BR-319 está disponível no canal do Observatório BR-319 no Youtube, e em todas as plataformas de distribuição de áudio.

Sobre o OBR-319

O Observatório BR-319 é formado pelas organizações Casa do Rio, CNS (Conselho Nacional das Populações Agroextrativistas), Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), FAS (Fundação Amazônia Sustentável), FVA (Fundação Vitória Amazônica), Greenpeace Brasil, Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia), Opan (Operação Amazônia Nativa), IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil), Transparência Internacional – Brasil, WCS Brasil e WWF-Brasil.

Gostou? Compartilhe!

Veja também