Notícias

Parenta no clima: mulheres indígenas do sul do Amazonas discutem efeitos das mudanças climáticas em seus territórios 

Publicado em: 30/09/2022

Parentas reunidas pelo clima em Rondônia. Foto: Divulgação/IEB

A agenda de mudanças climáticas é uma das principais preocupações da atualidade, pois os seus efeitos impactam, principalmente, os povos da floresta. Para dar visibilidade à situação em territórios ancestrais na área de influência da BR-319, lideranças dos povos Apurinã, Parintintim, Tenharin, Juma, Mura, Jiahui e Tikuna protagonizam o “Programa de Formação Entre Parentas: fortalecimento de mulheres indígenas e cadeias de valor sustentáveis no sul do Amazonas”. 

O programa, iniciado em agosto de 2021, vem alcançando bons resultados na região com um novo jeito de trocas de saberes: na base do afeto e no intercâmbio de experiências entre mulheres indígenas, o que tem contribuído para a consolidação de uma rede feminina engajada e resiliente. 

Para Laudeci Apurinã, da Terra Indígena (TI) Km 124, a discussão da temática climática é urgente: “Para preservação da natureza! Pois só assim podemos assegurar um futuro saudável aos nossos filhos e netos”, avaliou. Laudeci foi uma das 30 mulheres que participaram do último encontro do programa, realizado em agosto, em Porto Velho (RO). Nestas ocasiões, as parentas compartilham diferentes vivências sobre a percepção dos efeitos das mudanças climáticas em suas comunidades.

Lideranças que participaram no encontro realizado em agosto. Foto: Divulgação/IEB

O objetivo do Entre Parentas é a valorização do papel da mulher indígena em seu território, para a participação ativa e qualificada nas questões que afetam a vida nas comunidades e nas economias da floresta. 

“Somos nós – mulheres indígenas – que sentimos os efeitos das mudanças climáticas, como as mudanças nos fluxos das águas, do roçado, dos peixes, dentre outros. Somos nós que estamos na linha de frente! É importante que todos possam ouvir a nossa voz, o nosso chamado, para que os nossos filhos e netos não passem por tudo que estamos vivendo agora”, comentou Kunawe Juma, da TI Juma, uma das participantes do programa. 

Na próxima fase do programa, as participantes se tornarão pesquisadoras, a fim de que monitorem os efeitos das mudanças climáticas nos territórios a partir do olhar cotidiano das mulheres indígenas sobre essas mudanças, além de dar visibilidade às soluções que elas vêm desenvolvendo para o enfrentamento às mudanças climáticas. O Entre Parentas é realizado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), organização membro do Observatório BR-319, com apoio da USAID, sigla em inglês da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, e Instituto Clima Sociedade (iCS). 

Matéria gentilmente cedida pela jornalista Luana Luizy, da comunicação do IEB. 

Gostou? Compartilhe!

Veja também