Notícias

Mais de 70 mulheres participam de evento para fortalecer vozes femininas contra as mudanças climáticas 

Publicado em: 05/12/2022

Mulheres pela ação climática em evento da Casa do Rio. Foto: Divulgação/Casa do Rio

Mais de 70 mulheres participaram de debates com o objetivo de fortalecer vozes e lideranças femininas na luta contra as mudanças climáticas e na difusão da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento intitulado “Mulheres Liderando a Ação Climática” aconteceu dia 10 de novembro, no Ginásio Osmar de Oliveira, em Careiro, a 124 km de Manaus. 

O evento contou com a participação de mulheres de várias de idades e diversos territórios da BR-319, como o Projeto de Assentamento (PA) Panelão, Ramal do Floresta, São José, São João, Mamori e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Igapó-Açu, além da sede do município de Careiro. As participantes falaram das suas realidades, citando a contaminação de rios e as dificuldades para acessar água potável e alimentação de qualidade. Entre os assuntos abordados, o destaque foram temas da Agenda 2030 para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

Para Nayara, moradora da PA do Panelão, a experiência de participar do evento foi positiva e ela prometeu compartilhar o que aprendeu com moradores do seu território. “Aprendi muita coisa, como técnicas para cuidar do meio ambiente em nível de comunidade, e acredito que já posso expandi-las com outras mulheres da área onde moro”, explicou. Outra beneficiada foi Ivanete, que comentou sobre a expectativa de ver mulheres mais unidas e protagonistas sociais. “Fiquei muito feliz com a oportunidade de participar do encontro. Já estou no aguardo por mais encontros para que nós, mulheres, possamos nos unir, sair do anonimato e ir à luta”. 

De acordo com a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), mais de 167 mil pessoas, de oito municípios, enfrentam problemas de estiagem no Amazonas, por conta da seca no rio Solimões. Para Eliane Soares, diretora de programas da Casa do Rio, cabe à própria sociedade civil mitigar os efeitos da crise climática. “O recado foi entregue e elas absorveram toda a magnitude que sentimos por elas, porque reconhecemos muitos potenciais a serem aproveitados nas comunidades. Agora, quem compartilhará os novos conhecimentos e dará forças ao movimento serão elas”, frisou. 

O evento “Mulheres Liderando a Ação Climática” foi realizado pela Casa do Rio, organização membro do Observatório BR-319, com o apoio do Instituto 5 Elementos, Fundo Casa Socioambiental e Instituto Phi.  

Gostou? Compartilhe!

Veja também