Notícias

Lideranças femininas da BR-319 realizam evento para alinhamento de estratégias e atuação em rede

Publicado em: 01/09/2022

Participantes do V Encontro de Mulheres da BR-319. Foto: Divulgação/Reta

Nos dias 06 e 07 de agosto, aconteceu no município do Careiro (AM) o V Encontro de Mulheres da BR-319, com a presença de lideranças de territórios da área de influência da rodovia. Entre os objetivos do evento estavam: fortalecer a interação entre os diversos coletivos de mulheres, discutir a implantação da Agenda de Desenvolvimento Territorial da BR-319 e a reformulação de espaços de diálogo sobre a BR-319. O encontro foi realizado pela Rede Transdisciplinar da Amazônia (Reta) e Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces).

Cerca de 50 mulheres agricultoras, extrativistas, artesãs, sindicalistas, pescadoras, mães, indígenas, caboclas, pretas, de todas as idades e moradoras de comunidades da estrada, assentamentos, distritos, Unidades de Conservação dos municípios de Careiro, Humaitá e Manicoré, e discutiram o papel da mulher na proteção dos seus territórios e modos de vida. “Todas as convidadas compareceram e foram bastante participativas no evento. Acredito que esta adesão foi resultado da programação e das pautas trabalhadas no encontro”, disse Dionéia Ferreira, articuladora da Reta e um das coordenadoras do evento.

Lideranças da BR-319 reunidas durante o evento em Careiro. Foto: Divulgação/Reta

Para Jolemia Chagas, também articuladora da Reta e coordenadora do evento, além de pesquisadora do FGVces, o evento também fortaleceu relações entre grupos distintos com objetivos comuns. “Encontrar a si na outra, estruturando uma relação política sólida, solidária e associativa, reivindicando um mesmo território, possibilita repensar sua história, perceber-se no todo, para se mobilizar por propósitos distintos e comuns”, avaliou.

Moradora de Manicoré, Laryssa Perpetuo Pinto Coutinho, 26 anos, presente no evento, avaliou que a ocasião lhe trouxe mais conhecimento sobre o território onde vive e ampliou sua rede de contatos. “Acredito que a mensagem que o evento transmitiu tem a ver com ser resiliente, não desistir, persistir, fazer acontecer onde estiver, na sua cidade, comunidade, reserva ou assentamento. Faça a diferença e sonhe alto”, disse.

Entre os encaminhamentos do encontro estão a criação de um grupo de WhatsApp para as participantes do evento permanecerem em contato e a reformulação do Fórum Permanente de Discussão sobre o Processo de Reabertura da Rodovia BR-319, que vem sendo reestruturado pela Reta, Ministério Público Federal (MPF) e FGVces. Além disso, o compromisso do evento foi fortalecido e firmado entre as mulheres dos territórios presentes, e cada grupo fará devolutivas em suas comunidades.

Colaboraram Danilo Cerqueira, Jolemia Chagas e Luana Bezerra, da FGVces e da Reta.

Gostou? Compartilhe!

Veja também