Notícias

Informativo nº39 Janeiro/2023

Publicado em: 31/01/2023

Começamos com novidades! A BR-319 está no Plano de 100 Dias anunciado pelo Ministério da Infraestrutura esta semana. Segundo informações do órgão, a expectativa é que até abril ocorram contratações para elaboração de projetos e a execução obras de implantação dos portais de fiscalização no entroncamento com a BR-230, em Humaitá (AM), e da ligação da rodovia com o município de Manaquiri (AM). 

Esperamos que os próximos anúncios tenham a ver com as pontes, pois a rodovia tem necessidades urgentes para garantir o bem-estar e assegurar os direitos de quem depende dela, é o caso dos moradores de comunidades na região onde as pontes desabaram entre setembro e outubro do ano passado. Os locais receberam soluções emergenciais que já necessitam de outras soluções devido a cheia. Imagens de pessoas e carros dentro d’água estão sendo mostradas todos os dias em redes sociais e veículos de comunicação, alguma coisa precisa ser feita com urgência. 

Nesta edição do Informativo, no Destaque do Mês, trazemos mais um alerta sobre os riscos impostos pelas ameaças à Terra Indígena Jacareúba-Katawixi. Desta vez, ele está embasado em uma nota técnica produzida pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), organização membro do Observatório BR-319, e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), que mostra o porquê que a portaria de Restrição de Uso é essencial para a proteção do território e para assegurar os direitos dos indígenas isolados que habitam a área tradicionalmente.  

No Interior em Foco, dois jovens extrativista indígenas do povo Apurinã, falam sobre o compartilhamento de experiências de vivências na BR-319. Eles participaram do II Encontro da Juventude Extrativista foi realizado, em novembro, em Mazagão (AP). O evento foi promovido pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e reuniu mais de 140 jovens e lideranças indígenas, quilombolas, pantaneiras e extrativistas de todo o Brasil, além de comunicadores e ativistas socioambientais. 

Neste mês, não temos a seção Diálogos da BR-319 por conta da transição de governo. Os encontros devem ser retomados em fevereiro. Já os monitoramentos trazem dados preocupantes em relação ao desmatamento e ao aumento de focos de calor. Por fim, não deixe conferir as últimas novidades sobre acontecimentos importantes na BR-319, no Minuto BR. Tem informações novas sobre as pontes da rodovia.  

Boa leitura!  

Fernanda Meirelles e Izabel Santos

Secretaria Executiva do Observatório BR-319

Gostou? Compartilhe!

Veja também