Notícias

Informativo nº38 Dezembro/2022

Publicado em: 04/01/2023

Encerrando 2022 com um pé em 2023, o Informativo Observatório BR-319 chega aos leitores e leitoras um pouco depois que o esperado, mas com a mesma qualidade de sempre. A ideia de adiar o envio para esta data é para que vocês não percam a oportunidade de consumir o conteúdo da maneira mais proveitosa possível. 

Começamos este editorial agradecendo de todo o coração a atenção de vocês, que leem, comentam, enviam sugestões, compartilham e fazem o nosso alcance aumentar cada vez mais. Graças a isso, o trabalho do Observatório BR-319 só cresce e chega a cada vez mais pessoas. Muito obrigada! 

Esta última edição do ano traz no Destaque do Mês um assunto muito especial: o manejo do pirarucu em territórios Paumari. A matéria foi produzida com a Operação Amazônia Nativa (Opan), organização membro da rede que se juntou a nós há cerca de um ano. Muito nos alegra o êxito do projeto de manejo da espécie de peixe mais importante da Amazônia na atualidade, pois mostra que atividades econômicas sustentáveis podem gerar renda e ao mesmo tempo fortalecer o modo de vida dos povos da floresta. 

O Interior em Foco fala sobre outro projeto, o Urihiá Bioamazônia, criado pela Associação Pró Amazônia Urihiá e voltado para sustentabilidade aplicada à restauração florestal em pequenas propriedades ao logo das margens da rodovia. A iniciativa foi a grande vencedora da 3ª edição da Chamada Elos da Amazônia. É alentador saber que ainda existem pessoas que conseguem mudar realidades, aparentemente afetadas por problemas de difíceis soluções, com atitudes movidas por sonhos. 

Esta edição traz o resumo da última reunião de governança do trecho do meio da BR-319 do ano, os monitoramentos de focos de calor e desmatamento, além das últimas informações sobre acontecimentos importantes na rodovia, como é o caso da situação de algumas pontes. Desde setembro, uma série de acontecimentos estão afetando a rotina de quem usa a BR-319 para se deslocar, desde acidentes até ações criminosas. Deixamos aqui o nosso alerta sobre medidas urgentes que precisam ser tomadas para evitar novas tragédias. 

Por fim, desejamos a todos um 2023 de muita paz e prosperidade em todos os sentidos, que os recomeços que este ano nos traz sejam os melhores possíveis, que eles representem uma nova fase, de união, amor e solidariedade. Feliz Ano Novo! 

Boa leitura! 

Fernanda Meirelles e Izabel Santos
Secretaria Executiva do Observatório BR-319 

Gostou? Compartilhe!

Veja também