Notícias

Festival Saberes da Floresta movimenta comunidades do Careiro

Evento realizado durante três dias recebeu cerca 500 pessoas em mais de 30 atividades e atrações culturais com foco no desenvolvimento sustentável e na valorização dos saberes locais

Publicado em: 28/02/2023

A abertura do evento contou com a presença de representantes de diversas organizações das comunidades do Careiro. Foto: Christian Braga/WCS Brasil

Empreendedorismo, conhecimentos tradicionais, arte e muita sustentabilidade deram o tom da 1ª edição do Festival Saberes da Floresta, realizado no início de fevereiro em Careiro, a 124 quilômetros de Manaus. A programação, que teve mais de 30 atividades, foi embalada por música, rodas de conversa e exibição de filmes. Cerca de 500 pessoas, da cidade e municípios vizinhos, passaram pelo Centro de Educação de Tempo Integral Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no km 111 da BR-319.  

A dona de casa Eunice Cavalcante da Silva, de 42 anos, foi uma dessas pessoas. “Eu ouvi falar deste evento e vim conferir”, disse. “Eu acho importante que façam esse tipo de evento, porque, normalmente, não temos nada disso aqui na cidade. Então é bom pra gente aprender coisas novas, ver os amigos e ainda se divertir um pouco”, acrescentou.  

O evento foi promovido pela Casa do Rio e a Wildlife Conservation Society (WCS Brasil), organizações membro do Observatório BR-319. “O nosso principal objetivo é valorizar o conhecimento dos moradores do Careiro para empoderá-los como protagonistas em diversas atividades, que podem inspirar o aprimoramento do que eles já fazem, mas, também, a melhoria da qualidade de vida no território”, destacou a diretora da Casa do Rio, Mônica Pilz Borba. 

O manejo e produção de mudas esteve entre as atividades da programação. Foto: Christian Braga/WCS Brasil

O festival integra uma estratégia da WCS Brasil de fortalecer instituições locais e difundir iniciativas sociais para promoção de uma gestão integrada das Áreas Protegidas da BR-319. “Para que essa e outras estratégias de conservação deem certo na BR-319, é importante compatibilizar a conservação da natureza e o desenvolvimento regional. E este evento mostra possibilidades de integrar atividades sustentáveis que assegurem a manutenção da floresta e o bem-estar de quem mora em municípios na área de influência da rodovia”, explicou o diretor de Conservação da WCS Brasil, Marcos Amend. 

A 1ª edição do Festival Saberes da Floresta foi uma realização da Casa do Rio com financiamento da Fundação Segré por meio da WCS Brasil, e contou, ainda, com apoio do Observatório BR-319 e diversas organizações que atuam no município, além de órgãos do poder público. 

Gostou? Compartilhe!

Veja também