Notícias

Informativo nº40 Fevereiro/2023

Publicado em: 28/02/2023

Esta edição destaca a Retrospectiva 2022: desmatamento e focos de calor na área de influência da rodovia BR-319, produzida pela equipe do OBR-319. Como era de se esperar, as notícias não são animadoras. Tivemos recordes e mais recordes na área de influência da BR-319, um reflexo esperado das consequências da falta de governança na rodovia. O alerta vem sendo feito ano após ano pela nossa rede e todas as suas organizações membro. O mais triste nesta situação é a perda de riquezas e oportunidades que poderiam assegurar qualidade de vida ao nosso povo. Mas sem compromisso socioambiental, isso não será possível. Esperamos uma mudança de postura do novo governo em relação ao assunto. 

No Interior em Foco, contamos como foi a 1ª edição do Festival Saberes da Floresta, que aconteceu no início do mês em Careiro. O evento mobilizou diversas comunidades e moradores da sede do município, que tiveram a oportunidade de trocar experiências, fortalecer conhecimentos e interagir de diversas formas durante três dias de programação. Parabéns a Casa do Rio e a WCS Brasil pela iniciativa! 

A seção Ciência traz um artigo sobre a importância da divulgação de informações científicas às comunidades onde projetos de pesquisas se desenvolvem. Neste caso, trata-se de informações sobre cobras e sapos na região de Humaitá (AM). Banners com informações sobre espécies mais populares de cobras e sapos foram traduzidas do português para o Tupi-kagwahiwa pelo pesquisador indígena Angelisson Tenharim, do povo Tenharim Morõgitá. O material já está disponível na biblioteca do site do OBR-319. 

Nos monitoramentos de janeiro, como era de se esperar devido ao inverno amazônico, houve redução de focos de calor e desmatamento. No Minuto BR, você lê as últimas e mais importantes informações sobre o Lote C, o desabamento das pontes nos rios Curuçá e Autaz-Mirim, a situação de ramais no Careiro, além de novidades sobre a exploração de potássio em Autazes. 

Gostou? Compartilhe!

Veja também